quinta-feira, 10 de maio de 2012

O viver pela fé

Não basta viver com fé, é necessário viver pela fé



A pessoa que nasceu do Espírito Santo vive não somente da fé, mas, principalmente, pela fé. Jesus, durante o seu ministério terreno, tudo fez para que as pessoas despertassem para isso. Um exemplo dessa atitude encontra-se em Lucas 18.35-43, em que um homem cego lhe implorou a cura.
O texto relata que ao se aproximar de Jericó, um cego, que se encontrava sentado à beira da estrada, clamou-lhe: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" Ele, porém não deu atenção e continuou o seu caminho. Pela segunda vez, o cego clamou: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Então, Jesus parou o ordenou que o trouxessem.
Encontramos nesse episódio uma atitude interessante: Jesus colocou o homem cego à prova: testou a sua fé. Se Jesus tivesse se deixado envolver pelas emoções, atendendo-o imediatamente, qual teria sido a sua atitude?  Ficaria comovido e iria rapidamente onde o homem estava e o curaria. Mas não o fez. Permaneceu em seu lugar e ordenou que lhe trouxessem o cego; e lhe perguntou: "Que queres que eu te faça?" Ele respondeu: "Senhor que eu torne a ver". Após o seu pedido, Jesus lhe disse: "Recupera a tua vista; a tua fé te salvou". E imediatamente ele tornou a ver.
Não basta viver com fé, é necessário viver pela fé. Quando agimos através das emoções, a fé deixa de ser exercida. Ora, se quisermos ter uma vida de bênçãos, não podemos nos deixar dominar pelas emoções. A pessoa que nasceu de novo não pode viver como antes, se deixando dominar pelas emoções; como se continuasse a viver da carne.
A partir do momento que não nos deixamos dominar pelas coisas que vemos, ouvimos ou sentimos, passamos a viver pela fé; e de posse dessa fé, temos a certeza de alcançar todos os nossos objetivos, mesmo que eles, aos olhos humanos, pareçam absurdos. Em Hebreus 11.1, encontramos: "Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem".
Temos para exemplificar essa passagem bíblica, John Wesley, grande avivamentalista do século XVIII, que fundou um orfanato sem nenhum recurso financeiro. O sustento das crianças era somente pela fé. Ele dependia somente do poder de Deus. Certa ocasião, na hora do café da manhã, as crianças sentaram-se à mesa, onde nada havia a não serem xícaras e pratos vazios. Então, Wesley levantou-se e pediu que as crianças ficassem em pé, e orou: "Senhor, graças te damos pela providência dos suprimentos de nossas necessidades". Ainda não havia terminado de orar, quando bateram à porta. Era um homem com vários galões de leite; logo a seguir, um outro trouxe os pães. Assim, as crianças tiveram um desjejum farto.
Muitas vezes, diante de algumas necessidades, qual tem sido nossa atitude? Murmuramos, ou procuramos supri-las através de nossos próprios recursos. Angustiados, procuramos resolver logo o problema; agimos como se estivéssemos vivendo na carne. Porém, quando vivemos pela fé, compreendemos o sentido das palavras do apóstolo Paulo: "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4.13).
Por bispo Edir Macedo
redacao@arcauniversal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÚLTIMOS ANUNCIOS PÚBLICADOS

Postagens mais lidas nos Últimos 8 dias

CONHEÇA NOSSA TRAJETÓRIA DE POSTAGENS

Versiculo do dia